Henshin hero exibidos no Brasil

Henshin Hero




Um dos únicos gêneros independentes de produtora. "Henshin" (変身?) significa "transformação" em japonês, sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A clas
sificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais géneros ou não faz parte de nenhuma franquia. Possui sub-géneros, como os "Other Heroes", "Super Heroines", "Classic Heroes" e vários outros.
No Brasil, foram exibidas as séries National Kid (Toei Company), Kousoku Esper (Senkousha Productions), Kaiketsu Lion Man (P-Productions), Fuun Lion Man (P-Productions), Machineman (Toei Company), Bicrossers (Toei Company), Cybercops (Toho), Patrine (Toei Company) e Ryukendo (Takara).


________________________________________________________________________________

National Kid - 1º Tokusatsu exibido no Brasil




No Brasil foi exibida de 1964 até início dos anos 1970 pelas TVs Rio, Record e Globo. Numa delas as fitas com a dublagem original dos anos 60 teriam sido perdidas num incêndio. Na internet pode
ser encontrada a abertura original com esta dublagem dos anos 60 e outras mais modernas.
A série só parou de passar na TV porque o então Ministro da Justiça da ditadura militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis voadores. O decreto-lei 1077 de 26 de janeiro de 1970 institui a censura a tudo que pudesse atentar contra a moral e os bons costumes. Alguém teria pensado que heróis voando atentavam aos bons costumes.
Foi exibida pela também pela extinta Rede Manchete em 1996

Os personagens:

Professor Massao Hata/National Kid: .Pacato professor japonês que adotara as crianças Gôro (na versão em DVD, Guru), Kuraso (em alguns momentos chamado de Koshio), Yukio, Kioko, Tomohiro e Tiako (a mais velha, que tomava conta da casa e dos menores).




Tiako: A mais velha dos órfãos e assistente do professor Massao, tomava conta da casa e dos menores.





As crianças: Gôro (na versão em DVD, Guru), Kuraso (em alguns momentos chamado de Koshio), Yukio, Kioko, Tomohiro, criados pelo professor Massao Hata; formavam uma espécie de detetives mirins, mas só entravam em encrencas, no primeiro capítulo National Kid entrega aos garotos um rádio transmissor, que permitia a eles chamarem o herói em momentos de perigo.





Policial Inspetor Takakura:  Está entre os personagens principais da série.








Assistente Doi: Policial ajudante do inspetor Takakura




Dr Mizuno: Cientista e também muito amigo do professor Massao Hata. chamado em outros episódios de Dr. Nagano , mas chamado nos episódios dos Incas e Seres Abissais de Dr. Mizuno.




As Histórias
O seriado é composto de 39 episódios distribuídos em cinco estórias:

Os Incas Venusianos
Seres de máscaras com orelhas ponteagudas, vestidos em um traje cor preta com a letra Z estampada na camisa, eram comandados pela imperatriz Aura e seus dois asseclas, Kábia e Vímana. A característica marcante era a sua saudação à Deusa deles, Auíca (que na versão mais moderna foi mudada a entonação para Áwika), simbolizada por duas letras Z entrelaçadas, lembrando uma suástica invertida. Em seguida aparecia uma mulher executando uma dança típica a meia luz enquanto eles ficavam imóveis com os braços cruzados. A parte da dança foi muito cortada e por isso pouca gente pode ver. Voavam elevando os joelhos, parecendo estar correndo no espaço.

Os Seres Abissais

Governados por Nelkon, o satã do Reino Abissal, andavam a bordo do submarino-monstro cujo nome Guilton. Quando este balançava as barbatanas, provocava um maremoto, daí a famosa frase: "Celacanto provoca maremoto" que foi muito pichada nas paredes naquela época. Seriam eles os celacantos, seres das profundezas do mar revoltados com a constante poluição provocadas pelo homem lançando destroços e lixo radioativo no mar.




O Império Subterrâneo
Os seres subterrâneos, comandados por Hellstar, Hana e o Dr Kuroiva (em algumas cenas do garoto espacial é chamado de Kuróia), para obter a localização das reservas do elemento Cobálcio na galáxia, que traria energia e poderes aos possuintes. Com seu estoque energético baixo, planejam invadir a superfície para obter energia do sol.
O Mistério do Garoto Espacial
O presidente do planeta Mirzan recebe a visita de Hellstar, que o informa da maldade dos habitantes do planeta Terra, que querem invadir o universo e usam para isso bombas atõmicas. Hellstar apresenta a Terra como uma ameaça e consegue o apoio de Mirzan, tecnicamente muito desenvolvido, para atacar a Terra. Tarô, o garoto espacial, usando sua nave em forma de ovo, sai de casa em seu planeta natal para investigar se os terráqueos eram mesmo belicosos e estavam criando armas nucleares para invadir o universo, com o conhecimento do seu pai, pois era a única pessoa em quem podia confiar, e vai visitar o planeta Terra mas é atingido por engano por um foguete lançado pelo Japão. Com a queda da sua nave, ele fica sem memória e é encontrado pelos detetives mirins (adotados por Massao Hata) que o socorrem e levam para casa junto com o professor Massao. Depois de várias tentativas dos seres subterrâneos de sequestrar e matar Tarô, este recupera a memória, fica amigo dos detetives mirins e tenta se comunicar com seu pai mas em vão. Usando restos da nave de Tarô, o Dr. Nagano consegue construir um comunicador para ele se comunicar com seu pai, mas a poderosa nave de Mirzan já está a caminho. No dia em que a nave do seu pai iria destruir a Terra, Tarô e as crianças vão caminhando de mãos dadas em direção à nave que havia pousado. O pai de Tarô percebe que o filho está entre eles e suspende o ataque até a chegada das crianças, que o convencem que os terráqueos eram boas pessoas. Assim a Terra é salva e quando a nave vai embora, lança um poderoso raio em direção à nave do Dr Kuroiva que tinha acabado de assumir todo o império subterrâneo num motim mas é destruído logo em seguida, seu império dura apenas dez segundos. Tarô volta em segurança ao seu planeta na nave de Mirzan, com o pai, agradecendo a ajuda que teve dos detetives mirins.
Os Zarrocos do Espaço
Voltando para Mirzan, Tarô observa a passagem da nave dos Zarrocos vindo em direção à Terra. Pede permissão ao pai e retorna. Os Zarrocos são seres de narizes finíssimos que comandavam o monstro Giabra. Este só não destruiu as cidades de TóquioOsaka e outras menos conhecidas por intercessão do National Kid. Cheiram a lodo e usam um disco voador escondido no fundo de um lago pantanoso. Tarô volta à Terra em sua nave em forma de ovo, para ajudar na luta contra os alienígenas. No fim desta história, depois de Nacional Kid matar o Giabra lançando a radiação Z nos seus olhos, único ponto vulnerável, Tarô usa sua nave em forma de ovo para explodir o disco voador dos Zarrocos. Massao Hata revela a sua identidade secreta e com a missão cumprida volta para Andrômeda mas não sem antes deixar uma mensagem de paz e otimismo.

________________________________________________________________________________

ÉSPER (KOUSOKU ESPER no original)




Foi exibida no Brasil em 1978 pela TV Record e também pela extinta TV Tupi. Nos anos 80 chegou a ser apresentada na TV Gazeta de São Paulo com o nome de Vésper.

Sua História: 




A história da série Esper começa violentamente com uma colisão entre um balão, no qual passeavam o garoto Hikaru e seus pais e uma nave espacial invisível alienígena, causando a morte dos pais do garoto. os alienígenas “Esperianos”, que faziam parte da tripulação do OVNI, se arrependem e assumem a forma e a identidade dos pais de Hikaru, sem que até mesmo ele saiba.








Hikaru é equipado com um supertraje espacial que lhe permite voar e receber armas especiais.








Nesta séria a terra corria um grande risco de ser invadida por outros seres galácticos malignos, que tentavam conquistar a Terra.
Tudo isso é premissa para uma grande conspiração: os alienígenas Gilesianos atacarão a Terra e já familiarizados com o planeta, os pais de Hikaru decidem transformá-lo em um herói que enfrentará esses terríveis inimigos.



Diante disso Hikaru é preparado pelo seu mentor o professor Ayakawa (com o auxílio de seus pais alienígenas) e quando surge algum problema grave, Hikaru dá um salto enquanto grita "Esper" e instantaneamente ele aparece voando dentro de seu traje espacial.




Esper era sempre acompanhado por sua mãe, que assumia a forma de uma pequena ave robô chamada de Shikar que pousava em seu ombro para dar-lhe diversos sermões e conselhos.






________________________________________________________________________________


LION MAN




Foi exibido no Brasil pela TV Manchete a partir de 1989. Além de ter sido lançado em VHS.


História: O seriado tem seu contexto na época do Japão feudal, onde para qualquer guerreiro, mais importante que a propria vida era manter sua honra. Ele conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos que, após ter o irmão Dan Cage Noshin morto por Nezuma, um monstro humano aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo , parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça. Esta série conta com 25 episódios recheados de muita ação e lutas épicas.


Dan Shimaru : Utilizando-se de um propulsor à jato ( carregado com um tipo especial de pólvora ), preso em suas costas, decola rumo ao céu onde através de uma técnica de transfiguração, ( uma dádiva dos ninjas ), transforma se em Lion Man, um felino humano muito forte e ágil.


Armas e Equipamentos
Espadas : Arma na qual Shimaru executa a sua técnica de transfiguração. Sua espada Katana foi quebrada pelo monstro Gamuji em batalha. Nisso, Lion Man Branco surge e lhe presenteia a espada Kinsachi que é mais resistente. E nelas se utilizam uma técnica poderosa, o Lion Furacão. No qual surge uma grande explosão fazendo com que o monstro desapareça da face da Terra.
Propulsor à Jato : Equipamento que facilita a transformação de Shimaru para Lion Man. Ele fica preso em suas costas carregado com um tipo raro de polvora se transfere com energia elétrica proveniente da espada e em pleno ar.
Capa protetora : O único modo de Shimaru se defender de ataques de armas de fogo.
Kunais : Armas utilizada por Shimaru destinadas ao arremesso a fim de ferir o inimigo à grande distância.

Aliados

Ao longo de sua dura jornada, ele acaba prestando auxílio a todos que sofrem as injustiças de Mantor. Desta forma ele conhece a jovem Shinobu e seu irmão Sankichi, que estão em busca de seu pai, Kans ( um hábil e conhecido armeiro ), que desapareceu quando ela ainda era criança. Eles e Shimaru seguem ajudando-se mutuamente em diversas ocasiões.


Hyoba o Jaguar conhecido como o invencível felino (2 - 6, 10 - 11) : Um jovem e arrogante transeunte que vive a procura de adversários para que possa medir forças. Foi inicialmente um rival, obcecado por desafiar Shimaru. Posteriormente, descobre da verdadeira crueldade que existia por trás da organização Mantor e passa a lutar ao lado de Shimaru. Morre no episódio 11 quando enfrenta Romã, conhecido como Satan, quando Shimaru estava com seu propulsor de transformação danificado em batalha. Sua morte causou uma grande dor em Shimaru.
Tora Jōnosuke/Joe Tiger (11 - 16, 21, 25) : Extrategista frio e intrépido, um samurai que faz o tipo lobo solitário, mas que muitas vezes, nos momentos de maior dificuldade, não se nega a ajudar Shimaru na batalha contra os Mantor. Joe lança sempre muitas críticas sobre Shimaru, alegando principalmente que ele precisa ter "pulso fime", ser mais frio. Isso na tentativa de lapidar e diminuir o sofrimento dele. Ambos assim como Shimaru, também são detentores da técnica de transfiguração, porém nesta, em relação a ele têm certa vantagem, pois não dependem de nenhum meio (assim como Shimaru depende do propulsor), para atingila. Aparece no episódio 11 após a morte de Hyoba e o convenceu a tirar o protetor de sua cabeça, porque Shimaru dependia dele para proteger sua cabeça.


Nijino Nanairo (17 - 24), da vila de "Kougah" : Um samurai ousado, irreverente, de técnicas "abusadas", não menos hábil que os demais. Até que bem conhecido. No penúltimo episódio, foi colocado dentro de um canhão e lançado ao chão e explodindo.





Shizu (17 - 18) irmã gêmea de Shinobu que foi usada por Mantor. Ela foi atingida por uma lança pelo monstro Zucã. Nisso, eka quer revelar o esconderijo de Mantor. Mas o vilão lhe atinge um raio fazendo-a ficar petrificada.




Inimigos


Mantor do Diabo : O Imperador da Famila Mantor que tem o objetivo de dominar o japão e o mundo. Não se tem definição de suas origens. Fisicamente, Mantor é um grande rosto terreo fundido ao solo nas profundezas de sua fortaleza. No fim da série usa um monstro humano poderosíssimo para atacar Lion Man como se fosse um segundo corpo para si mesmo.


Agdar : O "braço direito" de mantor, assume o papel de comandante, general da família. Também denominado Embaixador do Mal. É ele o incumbido de traçar as estratégias que definem todas as ações do império. Atua também como cientista. Agdar se locomove através de uma cadeira de roda. É morto por Lion Man durante uma batalha.


Monstros Humanos : São monstros que lutam em favor do império de Mantor. Na maioria das vezes se aparentam com um determinado animal. Possuem diferentes técnicas, empunham diferentes armas. Cada um possui sua tropa de Ninjas Rastejantes, porém não há limites, eles podem requisitar mais sempre que precisarem. Há a aparição de um a cada episódio. ( Ex : Monstro humano Nezuma, líder Mantor-Wolf da tropa Konaishi ).

Ninjas Rastejantes : São humanoides racionais, idênticos entre sí, provenientes de ovos, criados e cultivados pelos mantor, ( lembram seres que vivem em colônias, abelhas, cupins ), que formam um numeroso exército. São a infantaria móvel dos mantor. Empunham armas diversas, espadas, lanças, arco e flecha, espingardas, etc. Durante a série, são criados Ninjas Rastejantes humanos, para poder causar dor a seus entes queridos.
Acredita-se que são assim chamados devido ao fato de que podem, também, se locomover dentro do solo( assim como toupeiras ), sem chamar a atenção, como se estivessem rastejando.


Kans : Pai de Sankichi e Shinobu. Sofre lavagem cerebral e se torna o cabeça de Mantor. Sua atuação final, quase mata seus próprios filhos e Nijino com uma das armas de Mantor. É capturado por Mantor e morto. Antes de morrer, Kans entrega uma mecha de cabelo dele a Shimaru e tramsmite a mensagem para Sankichi e Shinobu para que sejam felizes.

________________________________________________________________________________

Lion Man branco (Kaiketsu Lion-Maru - no original)




Após o final da série de Lion Man , a Manchete exibiu um tempo depois 10 episódios de Kaiketsu Lion Maru (Extraordinário Lion Maru) como se fossem episódios inéditos de Lion Man, só que ne
ssa versão o herói tem a forma de um leão branco.
Embora exibido incompleta após "Fuun Lion Maru", "Kaiketsu Lion Maru" é uma série feita antes e possui o total de 54 episódios.

História: No final do século 16, um trio de órfãos ninja estão vagando no Japão a salvar as pessoas do mal, lutando contra Gosun até o fim da série.




Shishimaru (狮子 ?): Um homem que se torna Lion Man (ライオン , Lionmaru?). Por desembainhar a katana Kinsachi (キン サチ?), profere as palavras "Oh Vento, Oh Luz, Formação Lion Man" (Kaze o! Hikari o! Ninpuu Shishi-Hengen!) para assumir a transformação de Lion Man branco, o antecessor de Shimaru.






Saori: Uma lutadora acrobática do sexo feminino que muitas vezes se torna uma donzela em perigo.









Kosuke: O garoto que usa sua flauta para chamar o Hikarimaru Pegaso.










Gosun ( , Gosan?): Principal vilão da série.








Tora Jōnosuke: Um homem contratado por Gosun, dada a misteriosa espada Ginsachi (? ギンサチ) para se tornar Joe Tiger (タイガー ジョー, Taiga Jo?), diferente do atual Joe Tiger do Lion Man laranja.



Curiosidades: No episódio 9 de Lion Man (Laranja), "O Vale do Diabo" (jagadani ni raion maru o mita - "Eu vi Lion Maru no Vale da Serpente" ) nos deparamos com uma estranha aparição.
Enfraquecido pela sede, já que as águas haviam sido envenenadas, Dan Shimaru (Dan Shishimaru no original) foi derrotado pelo monstro humano. Desmaiado, ele estava prestes a ser executado pelos ninjas rastejantes, até que de repente surge um outro Lion Man, só que a diferença é que tem a forma de um leão branco, montado em seu cavalo alado. O misterioso Lion Man salva Shimaru da morte e diz "Shimaru, eu lhe dou esta espada!" e vai embora voando em seu cavalo para o nada, assim como apareceu do nada.
Para piorar o nosso entendimento a dublagem não ajudou em nada. Dublaram o Lion Man branco com voz de idoso como se fosse um leão velho. O Lion Man branco também é a transfiguração de um jovem guerreiro e tem a mesma voz de seu sucessor (é interpretado pelo mesmo ator). Além da música de fundo ter sido excluída, pois nessa cena é tocada a música tema do primeiro Lion Man "Kaze yo Hikari yo" (Oh vento, oh luz).
Muitos ficaram boiando na época, e muitos permanecem sem entender até hoje, mas o que ocorre é que aquele era o espirito do primeiro Lion Man que apareceu para ajudar seu sucessor, uma vez que o herói morreu no último episódio da série com o sacrificio que vez para destruir o Grande Rei Demônio Gôsun.

________________________________________________________________________________

MACHINEMAN




Foi exibido no Brasil pela Bandeirantes , Record e REDE NGT (é uma rede de televisão na cidade de São Paulo e uma sucursal no Rio de Janeiro).

História: Viajando na nave Space Colony, Nikku é acompanhado por um robozinho voado
r chamado Ball Boy, o qual foi construído segundo o formato de uma bolinha de beisebol. Usando o nome humano de Ken Takase, ele acaba salvando de um acidente a bela fotógrafa Gunko, a qual se apaixona ao longo da série. Gunko estava tirando fotos para uma matéria sobre um prédio que havia desabado misteriosamente. Mais tarde, ela e Ken descobrem que tudo foi obra da organização Tentáculo, uma gangue liderada pelo inescrupuloso Professor K (Hideo Amamoto). O velhinho é um homem que odeia crianças e quer fazer de tudo para acabar com elas. Diferente dos vilões convencionais, o Professor K não pretendia dominar o mundo, apenas se livrar das crianças. Então, para proteger sua amada Gunko e as criancinhas da Terra, Nikku resolve usar sua avançada tecnologia e seus poderes superiores e acaba assumindo a alcunha de Machine Man. O que pode parecer uma mera espada de esgrima é na verdade uma poderosa arma que, quando energizada, dá cabo dos robôs mais mortíferos do Professor K. Além da espada e sua capa transparente, Machine Man conta com o veloz carro Dolphin que podia se transformar numa espécie de jato.
Alguns episódios à frente, Machine Man consegue desmantelar a organização do Professor K. Mas justamente quando o herói achou que poderia comemorar, eis que surge sua sobrinha, Lady M. Ao lado do seu fiel servo TonChinkan, ela funda uma nova gangue: o Polvo. Assim como o tio, ela também odeia crianças - tanto é que tem alergia todas as vezes que se aproxima delas, espirrando feito uma louca e ficando com um enorme nariz vermelho. Mas suas artimanhas e servos robóticos também não conseguem dar cabo do ardiloso Machine Man. No final da série, o desaparecido Professor K retorna, trazendo a maior ameaça que nosso herói já enfrentara: Golden Monsu, versão fortalecida do primeiro robô que ele enfrentou. Machineman usa, pela primeira e única vez, o Dolphin como uma arma e com ele consegue derrotar Golden Monsu, fazendo o Professor K e Lady M fugirem para sempre da Terra.


Ken Takase/Nick/Machineman: Nick, estudante universitário vindo do planeta Ivy, do aglomerado estelar das Plêiades para estudar o comportamento dos seres humanos habitantes da Terra. Ele possui várias habilidades surpreendentes. Tais são: super-força, super-agilidade, velocidade, visão de raio x, super-audição.





Ballboy: É o melhor amigo de Ken/Machineman. Um robozinho voador que tem a forma de uma bolinha de beisebol. Geralmente, durante a luta contra os inimigos, Machineman usa uma técnica chamada Bola Guerreira na qual joga Ball Boy em direção ao adversário.




Gunko Hayama(Maki Hayama, no original): uma fotógrafa/ jornalista no jornal Shukan Hit. Ela foi envolvida em um acidente de trânsito com Ken e, eventualmente, tornam-se amigos. Ela imediatamente se apaixona por Machineman (exatamente como Lois Lane e Superman), após ser salva por ele, mas começa a se apaixonar por Ken alguns episódios mais tarde.




Tetsuo Hayama(Masaru Hayama, no original)Irmão mais novo de Gunko. Geralmente serve como vítima de Tentáculo mas sempre é salvo por Ken / Machineman.






Miyu, Sanjirou, Yuma, Kazu: são os amigos de Tetsuo.



Hideaki: Aparece a partir do episódio 8.



Dentai (Kintai, no original): surge no episódio 5. É um vendedor de frutas. É o personagem mais atrapalhado da série.







Chefe Henshû: é o chefe de Gunko no Shunkan Rit. Sempre discute com Gunki por causa das atrapalhadas dela.









Remiko: a servente do Chefe Henshu.






Grupos Criminosos


Tentáculo

Organização que visa não muito o domínio do mundo,

Professor K: Líder da organização Tentáculo. Sua maior intenção é se livrar das crinças nas quais tem alergia toda vez que as vêem. Ele passa o maior tempo da série pintando um quadro diferente e conversando com Arara. Após a destruição de Monsu, ele viaja para Espanha apenas para tentar esquecer de sua derrota. E retorna no final trazendo um servo poderoso, Golden Monsu. No fim, ele vai embora com sua sobrinha pra um lugar indefinido.
Monsu: Braço-direito de K. Ele sempre age invocando os capangas ou lutando contra Machineman. Armado com uma espada e um escudo com lâminas ao redor e capaz de soltar seu punho com um jato. É destruído por Machineman no meio da série, causando muita tristeza ao professor K. No final foi reconstruído com sua nova forma Golden Monsu. É destruído por Machineman levando os dois tipos de corte Efeito Cósmico (Z e X).






Arara: robozinho de estimação do Professor K. Sempre estão conversando juntos.








Andróides: Cada episódio Machineman luta contra um robô diferente. São todos parecidos na aparência, o que fazem diferenciá-los são as armas nas quais utilizam. E todos eles possuem a capacidade de disfarçarem-se de pessoas normais.



Polvo


Lady M: A neta do Professor K que, junto com seu servo TonChinKan, ela funda a organização Polvo. Toda vez que ela vê alguma criança, seu nariz fica vermelho, sinal de alergia. No fim, ela vai embora com seu tio pra um lugar indefinido.







TonChinKan: Servo de Lady M. Sua técnica principal é dar cabeçadas no oponente. Tanto que sua cabeça é capaz de quebrar concreto.









Arara: Desta vez, ele retorna junto de Lady M e TonChinKan servindo apenas como um "mascote falador" como era com o Professor K.







Andróides: Cada episódio Machineman luta contra um robô diferente. São todos parecidos na aparência, o que fazem diferenciá-los são as armas nas quais utilizam. E todos eles possuem a capacidade de disfarçarem-se de pessoas normais.



Armas, veículos e equipamentos


Vestimenta de Machineman: é o uniforme de transformção de Ken. Um capacete no qual se acende um visor para os olhos; um colete com um M no meio; uma capa transparente.


Máquina Dolphin: Através desse automóvel que Kan se transforma. Primeiro, ele usa um dispositivo e chama o tal carro através de ondas espaciais. Daí dentro do carro se torna Machineman. Através da forma de carro pode soltar um nitro e voar a longas distâncias. Mas no modo Jato seu voo é de maior distância.

Espada de Luz: a espada de Jaspion, com a qual destrói seus inimigos. Possui a forma de um florete. Ele usa um corte em forma de M nas pessoas apenas para deixá-las inconscientes. E nos robôs usa a técnica Efeito Cósmico que até o episódio 7 era com corte X. Do episódio 8 em diante começou a usar corte Z em referência ao herói Zorro. E também, usa a técnica Tela de Luz para proteger qualquer pessoa de uma ataque inimigo. A espada é tão poderosa que sem usar sua forma de laser, ela corta uma rocha, como visto no episódio 17.




Máquina Pistola: pistola laser de Machineman. Além do tiro Raio Laser, pode-se usar o Raio Congelante.








Raio de Transformação: Através de sua mão direita, Machineman o solta e faz com que transforme o mal em bondade nos corações das pessoas más.








Visão de Raio-X: através do visor embutido em seu capacete, Machineman pode ver um corpo através de outro.









Motocicleta: Ken dispunha de uma moto para trafegar nas cidades. É um modelo Suzuki Katana 1100.







Space Colony: a nave-mãe de Machineman onde também fica guardado os outros veículos do herói.





________________________________________________________________________________


Cybercops, os Policiais do Futuro




Trazida ao Brasil pela Sato Company (cujo dono era Nelson Sato) e exibida pela extinta Rede Manchete no início dos anos 90 ficando no ar até a metade da mesma década conquistando ótimos indices de audiênci
Mais tarde foi reprisada pela CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre. No auge dos seriados Tokusatsu no Brasil na primeira metáde da década de 90 foi criado também o Circo Show dos Cybercops em 1994 com atores brasileiros porém com as armaduras e roupas originais usadas nas gravações no Japão.

História: Em 1999, o esquadrão especial da polícia de Tóquio conhecido como ZAC (Zero Section Armed Constable ou Policiais Armados da Sessão Zero) cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas. Os Cybercops passam a combater a organização criminosa Destrap (Death Trap, no original) liderada pelo computador Fuhrer, uma criação de Barão Kageyama, o verdadeiro líder do grupo.

Personagens

Equipe dos Cybercops:



Shinya Takeda/Júpiter (武田 真也/ジュピター Takeda Shinya/Jupitā?): Takeda foi encontrado pela Interpol junto da unidade Júpiter durante uma tempestade elétrica. Ele começa a série desmemoriado, e ficará sabendo mais tarde que veio do século XXIII, numa época em que as máquinas da Destrap dominavam o mundo, no qual seu codinome era Z226 (ゼット ダブルツー シックス Zetto Daburu Tsu Shikkusu?). Também terá seu passado ligado ao do misterioso Lúcifer e ao do Barão Kageyama, líder da Destrap. Quando se encontra em situação de perigo, Takeda pode invocar, de outra dimensão, uma misteriosa energia chamada Cyber-Força junto com uma arma poderosíssima chamada Cyber Thunder Arm e também o "Cyber Escudo". Fora destas situações, Takeda gosta de usar a arma-padrão Cyber Discrusher e o Cyber Trishot.


Akira Hōjō/Marte (北条 /マーズ Hōjō Akira/Māzu?): Líder dos Cybercops. Chamou a atenção do público por ser um herói de personalidade muito complexa: ranzinza, mal-humorado e brigão, mas com uma coragem e uma determinação fora do comum. Akira tem um passado bastante difícil. Ainda garoto, viu seu pai se suicidar após ser demitido de uma firma de computadores. Para se vingar da empresa, Akira usou seus conhecimentos em informática para se infiltrar no computador da firma e levá-la à ruína. Quando o Capitão Oda, líder do ZAC, soube disso, levou Akira para a academia de polícia, onde seu senso de Justiça poderia ser melhor aproveitado. A unidade Marte, preparada para ser usada com armas de impacto e destruição, porém sua blindagem é mais fina, possui nas pernas hastes que ajudam a fixar e a suportar o "coice" de armas mais potentes. Suas armas favoritas são o Cyber Mega-Storm, Cyber Fire-Slugger, Cyber Arma #004 - Cyber Volt Winder e o Cyber Rock Buster.


Ryōichi Mōri/Saturno (毛利 亮一/サターン Mōri Ryōichi/Satān?): Brincalhão, bem humorado e mulherengo, Ryouichi é o piadista do grupo. Está sempre tentando acalmar os ânimos e dando em cima de todas as mulheres, não importa se sejam solteiras, noivas, ou casadas. Comenta-se que é para disfarçar a preocupação que sente pelos quatro irmãos menores, deixados com os tios após a morte de seus pais. A unidade Saturno é equipada com diversos tipos de radares e sensores, capazes de captar calor, ondas de rádio, metais, além de possuir raio-x e visão infravermelha. No entanto, mesmo protegendo com grande margem de segurança o corpo do policial Ryouichi, a unidade Saturno possui a blindagem menos espessa e, por isso, mais vulnerável a ataques. As armas favoritas de Saturno são o Cyber Try-Shot e o Cyber Discrusher.


Osamu Saionji/Mercúrio (西園寺 /マーキュリー Saionji Osamu/Mākyurii?): Tímido e determinado, Osamu é do tipo "come-quieto", e dos cinco, o que menos aparece na série. Seu irmão foi um policial morto no cumprimento do dever. Após sua morte, Osamu decidiu estudar muito, superar seu irmão e cumprir o sonho dele. Sua mãe nunca gostou muito da idéia, mas acabou aceitando. A unidade Mercúrio é a mais leve e rápida das quatro, ideal para missões que exijam velocidade e precisão. As armas favoritas de Osamu são a Cyber Slash-Caliber e a Cyber Mega Storm.



Lucifer (ルシファー Rushifā?, 16-34): Também vindo do futuro, como Takeda e Kageyama, acaba se aliando à Destrap como uma espécie de freelancer, por acreditar que Takeda é o traidor que sabotou o plano de destruição da Torre Babilon no futuro e causou a morte de seus companheiros. Após dar muito trabalho aos Cybercops, descobre que as provas da traição de Takeda foram forjadas pelo Barão Kageyama, que era o verdadeiro traidor. A partir daí, passa a ajudar os heróis sempre que eles se encontram em dificuldades. Sendo uma unidade futurista, a unidade Lúcifer é muito mais forte, resistente e bem equipada do que a dos outros Cybercops. Ao contrário deles, não precisa de uma cabine de Cyber-transformação, invocando sua armadura através de um misterioso vórtice temporal, pelo mesmo meio usado por Takeda/Jupiter usa para chamar seu Cyber Thunder Arm. A unidade é equipada com um par de pistolas, as Impulse Magnum (インパルスマグナム Inparusu Magunamu?), um par de canhões denominados Canhões Pulsar (パルサーカノン Parusā Kanon?) e o poderoso Cyber Gravitador (サイバーグラビトン Saibā Gurabiton?), a última arma de Lúcifer. Ele pode ainda invocar, pelos mesmos meios, o canhão voador Gigamax (ギガマックス Gigamakkusu?). O verdadeiro nome de Lúcifer nunca foi revelado.

Outros Membros do ZAC



Tomoko Uesugi (上杉 智子 Uesugi Tomoko?): Seria a Cybercop Vênus, mas por problemas financeiros, sua unidade nunca foi construída. Ajuda os quatro Cybercops em suas missões. É o coração da equipe. Muito enfezada e determinada, abriu os olhos do grupo em diversas situações, e protagonizou vários episódios. Tem participação chave em vários momentos da série e é apaixonada por Takeda/Júpiter e por amor o acompanha ao século XXIII.





Capitão Hisagi Oda (織田 久義隊長 Oda Hisagi-taichō?): Chefe do ZAC. Rígido porém tranquilo, ele se mostra bem amável com os seus recrutas, principalmente com Akira (Marte), a quem criou como filho.






Shimazu Mizue (瑞恵 島津 Mizue Shimazu?): Vice-chefe. Mostra-se mais rígida que o próprio Oda, no qual revela seus verdadeiros sentimentos pelo capitão conforme a série vai dando seus desfecho. Viúva do criador das unidades cyber, ela se considera a "Mãe" dos policias do futuro.







Daisuke Yazawa (矢沢 大介 Yazawa Daisuke?): Especialista em computação. Essencial em todas as batalhas, ele comanda das instalações do ZAC todas as operações feitas pelos cybercops.







Miho Asakura (朝倉 美穂 Asakura Miho?): Oficial de comunicações. Sentimental, ela sempre se mostra sensível a todos os tipos de emoções, o que nos episódios finais quase a tirou do ZAC por um próprio pedido de demissão.




Destrap


Barão Kageyama (影山バロン Kageyama Baron?): Vindo do futuro juntamente com Júpiter e Lúcifer, tem como objetivo o controle da Terra pelos computadores antes que os humanos a destruam. Frio, insensível e calculista, não mede esforços para conseguir seus objetivos, mesmo que tenha que machucar quem quer que seja, e por essa razão, muitos fãs o consideram como um dos maiores vilões do tokusatsu.

Fuhrer (フューラー Fyūrā?): Supercomputador criado pelo Barão Kageyama. É o vilão-mor durante toda a série, para no decorrer dos eventos se revelar como apenas um fantoche. Era uma forma de Barão Kageyama ter controle total da Destrap sem a necessidade de se expor. No final, é fusionado com Kageyama para a última batalha contra os heróis.




Madame Durwin (デューイン女史 Dūin Joshi?, 1-33): Cria e controla os robôs Harkos, que têm em comum a blindagem branca e o fato de serem usados em missões que exigem maior precisão. Assim como Einshtein e Ploid, Durwin é uma ciborgue criada por Kageyama para servir aos propósitos da organização. Nos últimos episódios, descobre a verdade e se volta contra seu criador, sendo destruída por ele, não antes de avisar Luna que o mesmo planeja explodi-la junto com o trem expresso.

Doutor Einshtein (エインシュタイン博士 Einshutain Hakase?, 1-24): Especializado em "teoria superfísica", cria e controla os robôs Ominus, que têm em comum a blindagem preta e o fato de serem usados em missões que exigem maior poder de destruição. Morre no episódio 24, após ser atingido por uma pedra na cabeça e soterrado em decorrência da destruição da primeira base da Destrap.


Doutor/Professor Ploid (プロイド博士 Puroido Hakase?, 1-33): Cria e controla os Garogas, pequenos robôs usados para dominar máquinas e mentes, como a do dragão Orion no episódio 12. Constrói também alguns andróides com poderes variados, como os do episódio 23 (Andróide Lutador) e 31 (Andróide Snooker). No final, Ploid morre após lutar com Saturno e Mercúrio e descobrir que é um robô (Mercúrio menciona que o verdadeiro professor Ploid, cujo nome verdadeiro era Arthur C. Ploid, faleceu em 1939).

Luna, a Rainha das Bestas (ビーストマスタールナ Biisuto Masutā Runa?, 25-34): Irmã de Eishtein, surge no episódio 25 para substituí-lo e vingar sua morte.Mas no meio da missão,acaba se apaixonando por seu inimigo,o líder dos Cybercops Akira.Por causa desse amor, desiste da vingança,trai a Destrap e entrega sua vida. É a antítese de seus colegas: prefere se fantasiar de vilã típica de seriados japoneses a adotar uma postura sisuda de cientista, se autodenominando "Rainha das Bestas". Passa a controlar os Ominus construídos pelo irmão, além de seus quatro guerreiros guarda-costas chamados coletivamente de "Anel Negro" (Shitenou, no original). Luna também é uma andróide criada por Kageyama, e foi destruída logo após a fusão deste com o computador Führer, quando morre para salvar Akira.




Harkos: São robôs criados e controlados por Madame Durwin, têm  blindagem branca e são usados em missões que exigem maior precisão.






Ominus: São robôs criados e controlados por Doutor Einshtein têm blindagem preta e são usados em missões que exigem maior poder de destruição.




Garogas: São pequenos robôs criados e controlados por Doutor/Professor Ploid, são usados para dominar máquinas e mentes, como a do dragão Orion no episódio 12. Constrói também alguns andróides com poderes variados, como os do episódio 23 (Andróide Lutador) e 31 (Andróide Snooker)





Siliconióides: Além disso, a Destrap às vezes lançava mão de andróides de baixo poder de fogo: eram chamados coletivamente de "Guerrilheiros" ou "Siliconióides", e se pareciam com seres humanos usando óculos escuros e uniforme de camuflagem. Sob os óculos, se escondiam olhos biônicos e circuitos expostos.



________________________________________________________________________________

BICROSSERS




Foi exibido no Brasil pela Rede Globo em 1991, além de ter sido lançada a série em vídeo VHS, sendo reprisada na TV Gazeta anos mais tarde. Na TV brasileira, a série foi exibida até o episódio 33.
São 34 episódios no total.

História: Bicrossers tinha um tom muito bem humorado e era direcionado ao publico mais infantil, mas isto não tira o seu lado mais dramático. A série conta a história dos irmãos Mizuno (Ken e Ginjiro), nascidos para serem heróis e que receberam de uma entidade cósmica um grande poder. Através da telepatia e dos poderes mentais, eles se comunicam entre si, conseguem ouvir os gritos a longas distancias, e se transportam para quarta dimensão, e uma vez lá eles se transformam nos Bicrossers do espaço quadridimensional como dizia o narrador em todos os episódios, e assim se tornavam Bicrosser Ken e Bicrosser Gin que unidos são os Bicrossers como eles mesmo falavam.
Os vilões da série pertencem à poderosa Organização Destler, formada pelo malvado Doutor. Q, que odeia as crianças e as maltrata para gravar seu choro, que faz com que a estatua do monstro “Demonio Gowla” cuspa jóias. Seu braço direito é a vilã muito fiel à causa Silvia. Na segunda fase, o irmão do monstro Gowla. o Demonio Gowla-Zonguer o substitui e o grupo passa a querer dominar o mundo. Também entra na série sua neta Rita, que sempre chamava o Dr. Q de vovôzinho, o que o irritava.
Os irmãos Mizuno inicialmente moravam com seus pais, a mãe deles era uma personagem que dava um tom bastante cômico, já que o pai raramente aparecia e dava um ar mais emotivo à série. Na segunda fase ele é transferido para outra cidade e a mãe vai junto. Ken e Ginjiro ficam pra terminar os estudos morando sozinhos. Outros personagens muito importantes na história são a garota Ayame e seu pai, que são donos da empresa de serviços faz-tudo “Mão na Roda”, além das crianças da vila que sempre estão se metendo em encrenca por causa dos planos de Dester.

Personagens:




Bicrosser Ken/Ken Mizuno: Tem armadura de cor vermelha.






Bicrosser Gin/Ginjiro MIzuno: Tem armadura de cor azul.








Kozuki Mizuno: Pai de Ken e Ginjiro, personagem bastante série, dava um ar mais emotivo a série, participou poucas vezes da série.







Katzuko Mizuno: Mãe de Ken e Ginjiro, era um personagem bastante cômico.








Ayame: trabalha com seu pai em uma firma de serviços gerais chamada Mão na Roda.









Pai de Ayame: Dono da firma de serviços gerais chamada Mão na Roda





Vilões

Organização Dester:


Doutor Q: A organização criminosa Dester, liderada pelo maligno Dr. Q, que fez um pacto com o demônio Gowla. O Dr. Q odeia as crianças, e as maltrata para gravar seu choro, cujo som alimenta Gowla, que, em troca, expele diamantes para o cientista






Gowla: Sempre expelia diamantes para o Doutor Q, quando se alimentava de fibrações negativas, no caso o choro gravado das crianças pelos os membros da organização Dester.






Gowla-Zonguer: Substitui Gowla como co-líder da Dester. Mais ambicioso que seu irmão, que só queria se alimentar do som do choro das criancinhas, Gowla-Zongher desejava dominar o mundo, e todos os esforços da Dester então se voltaram para este fim.







Silvia: Braço direito do Doutor Q e muito fiel á organização Dester.







Rita: Neta adolescente do Dr. Q, meio mal-educada, que não se dava bem com Sílvia, tinha uma echarpe que se transformava em espada, e sempre chamava o Dr. Q de "vovozinho", o que o irritava




Veículos








Os Bicrossers possuem uma poderosa nave-mãe que é a responsável pela transformação deles e de onde saem:




Auto Aéro Crosser: É uma nave que se transforma em veiculo de terra que pode transportar a Moto Aéro Crosser, ele possui uma arma, o raio Crosser.





Moto Aéro Crosser: Moto pilotada pelo Bicrosser Gin, tinha a capacidade de voar (neste módulo ela se fechava), podendo sair direto da nave-mãe em pleno ar ou do Auto Aéro Crosser já em terra. Além de uma moto versátil, ela também era a maior arma da dupla contra os monstros de Dester através do módulo Canhão Crosser, no qual a moto com o Bicrosser Gin ficava em cima do ombro do Bicrosser Ken, que apertava um gatilho após mirar por um monitor que se abria na moto, disparando uma poderosa rajada de raio.

Equipamentos, Armas e Golpes
As armas eram várias, cada Bicrosser tinha seu próprio arsenal.
Ken



Radar Crosser








Espada Crosser








Pistola Crosser







Disco Ken Crosser









Canhão Crosser (que como já visto era a Moto Aéro Crosser de Gin)





Gin



Atiradeira Crosser







Disparador Manual Crosser (sua mira era uma espécie de Visão Crosser)








Disco Gin Crosser





Golpes
Pirâmide, Base Topo, Escudo Crosser (consiste em um salto dado por Gin do ombro do Ken e um poderoso soco no monstro)
Duplo Direto Crosser (quando ambos golpeiam o inimigo ao mesmo tempo)
Golpe Costa a Costa Crosser
Soco Cruzado Crosser
furacão Crosser (onde Jin gira no ar formando um furacão)

________________________________________________________________________________



PATRINE






Patrine é um seriado japonês (Tokusatsu) que foi transmitido no Brasil pela extinta Rede Manchete em 1994, durante a semana no período da manhã e aos sábados à tarde.

História: A jovem colegial Sayuri Nakami, interpretada por Yuko
Hanajima recebe de um estranho velhinho o poder de se transformar na Estrela Fascinante Patrine, a fim de proteger a paz na cidade. Na verdade, esse velhinho é o deus da cidade e dita a ela a seguinte condição: ela não deve revelar sua identidade secreta a ninguém, sob pena de ser transformada num sapo.
Tudo piora com o aparecimento do terrível Diabo do Inferno (Diablo, no original), mas ela conta com a ajuda da Estrela Fascinante Pequena Patrine, na verdade sua irmã mais nova, Tomoko (interpreta por Rie Maeda), que também sofre as mesmas condições.
Longe das aventuras, elas ainda vivem confusões graças ao seu irmão, Hideki e sua turma.

Personagens:

Patrine/Sayuri Murakami: Bela Mascarada Patrine  é a adolescente Sayuri Murakami (Yuko Murakami no original), que, um dia, ganha incríveis poderes de um estranho velhinho para combater o mal. Esse velhinho, na verdade, é o deus protetor da cidade. Os poderes de Patrine vêm do amor e da amizade, e incluem um uniforme para proteger sua identidade secreta, uma adaga com a qual marca seus inimigos com um "P" no meio do peito, e a habilidade de assumir os mais variados disfarces.


Deus protetor da cidade: Deu os poderes a Patrine para poder sair de férias, mas sob uma condição: ela jamais poderia revelar sua identidade secreta a ninguém, ou se transformaria em um sapo.





Hideki (Takuto no original): irmão de Sayuri, apronta várias confusões, tentando ajudar Patrine, sempre se atrapalha juntamente com sua turma.





Tomoko (Momoko no original): irmã mais nova de Sayuri, na segunda metade, surge como uma nova heroína, a Pequena Patrine (Powatorin Petite no original). Ganhando do deus protetor para salvar Patrine das garras do terrível vilão Diabo do inferno. Tomoko ganha os mesmos poderes com as mesmas condições - não contar a ninguém senão vira Lagosta. Tomoko não sabe que sua irmã é Patrine - e vice-versa - e, no início, se apresenta mais como uma rival amistosa, só se tornando de fato parceira da heroína após lutar lado a lado de Patrine durante os episódios seguintes.




Sra Murakami: Mãe de Sayuri, Hideki e Tomoko é dona de casa e trabalha em uma loja








Takami Murakami: Pai de Sayuri, Hideki e Tomoko é o editor de uma conceituada revista feminina. 





Outros personagens:

Crianças do Clube Patrine: fundado por Hideki, que decidem se reunir para ajudar a heroína, mas, como sempre, acabam mais atrapalhando do que ajudando.






Detetive Honda: Mãe de um dos meninos do clube, e que odeia Patrine por ela fazer o trabalho da polícia.





Vilões:

Diabo do inferno ( Diablo no original): Na primeira metade da série, Patrine enfrentaria vilões como o homem que roubava cartuchos de videogame, o dono de lanchonete cujos lanches viciavam as pessoas, e um grupo inescrupuloso que vendia produtos de Patrine sem pagar os devidos direitos de imagem. No meio da série, Patrine ganha um novo inimigo, o Diabo do Inferno (apenas Diablo no original), um homem gigantesco de chapelão e batom preto, que pretende dominar todo o universo. Para derrotar os enviados do vilão, Patrine ganha uma caixa de música com o poder de purificar o coração das pessoas.


________________________________________________________________________________


Ryukendo




Foi exibida no Brasil 13 de Abril de 2009, às 19h,. A série terminou em 24 de junho do mesmo ano, totalizando 52 episódios

História: Akebono é uma pacata cidade nos arredores do Japão, onde as pessoas vivem tranquilamente sem qualquer per
turbação. Porém, a cidade possui um local denominado Ponto de Poder (パワースポット Pawā Supotto?), do qual provém enorme quantidade de energia. Essa energia tem atraído ataques de monstros e outras criaturas demoníacas da organização Jamanga, liderada pelo cientista Doutor Worm, cujo objetivo é concentrar grandes quantidades de Energia Negativa (マイナスエネルギー Mainasu Enerugi?) (obtida através dos sentimentos ruins dos seres humanos, como o medo e o pavor) para ressuscitar o Grande Rei Demônio da organização, Fantasma Verde. Para detêr as constantes investidas das criaturas, foi criada uma organização, a S.H.O.T. (Shoot Hell Obduracy Troopers), que se mantém em segredo e luta contra os demônios às escondidas.
Paralelamente a isso, Kenji Narukami é um jovem que se muda para a pacífica Akebono e é confundido com um demônio logo em sua chegada. Ao mesmo tempo, um exército de soldados monstros começam a atacar Akebono, e Kenji se vê diante de um confronto entre a polícia local e os invasores. Após salvar o cachorrinho de um senhor e enfrentar um monstro aranha gigante, Kenji é derrubado e escolhido pela GekiRyuuKen, uma espada mágica com grandes poderes. Ao ativá-la, Kenji acaba se tornando o guerreiro Ryukendo, cujo destino é combater Jamanga.

Guerreiros Madan
Os Guerreiros Madan (魔弾戦士 Madan Senshi?) são poderosos defensores cuja missão é proteger o planeta das ameaças das trevas. São eles RyukendoRyugan'o e Ryujin'o. Para lutar, todos possuem uma arma de combate, que serve como dispositivo de transformação, e um set de chaves, cujas funções podem ser executar um ataque ou invocar seus mechas.
Ryukendo
Kenji Narukami/Espadachim Madan Ryukendo (鳴神剣二/魔弾剣士リュウケンドー Narukami Kenji/Madan Kenshi Ryūkendō?): jovem que se muda para a cidade de Akebono. Confundido com um demônio logo na chegada, salva o cão do dono de uma lanchonete, enfrentando, em seguida, um demônio gigante enviado pela Jamanga. Após cair das costas do monstro, é escolhido pelaGekiRyuuKen, uma espada falante, e se transforma no herói blindado. A partir de então é recrutado pela S.H.O.T. e passa a lutar ao lado de Ryugan'o (membro da organização) contra o império Jamanga. Seu grito de transformação é GekiRyuu Mudar! (撃龍変身! Gekiryū Henshin!?). Ainda, Kenji pode invocar seus JuuOu (獣王 JūŌ?, traduzido como Besta Rei), animais mecânicos que garantem maior poder de ataque aos guerreiros. Seu JuuOu primário é o Brave Leon (ブレイブレオン Bureibu Reon?). Seu golpe final é o mortal Corte Madan (魔弾斬り Madan Giri?).

Ryukendo possui três formas alternativas, adquiridas primariamente com as Chaves Madan obtidas em suas vitórias contra os monstros da Yamanga:

Ryukendo Fogo (ファイヤーリュウケンドー Faiyā Ryūkendō?, 2-): é a primeira forma que Ryukendo consegue ativar, utilizando a Chave Fogo, obtida em sua primeira vitória. Nessa forma todos os seus ataques tem o fogo como base. Nesta forma, seu JuuOu é o Fire Kong (ファイヤーコング Faiyā Kongu?), e seu golpe final é o Corte de Fogo (火炎斬り Kaen Giri?). Pode, ainda, unir-se ao Fire Kong para disparar o poderoso Canhão de Fogo (ファイヤーキャノン Faiyā Kyanon?).


Ryukendo Aqua (アクアリュウケンドー Akua Ryūkendō?, 4-): segunda forma de Ryukendo, é ativada através da Chave Aqua. Com esse poder, Ryukendo tem acesso a técnicas aquáticas eglaciais. Seu JuuOu nessa forma é o Aqua Shark (アクアシャーク Akua Shāku?), e seu golpe finalizador é o Corte de Gelo (氷結斬り Hyōketsu Giri?).


Ryukendo Trovão (サンダーリュウケンドー Sandā Ryūkendō?, 12-): terceira forma do herói, é alcançada pelo uso da Chave Trovão. Essa chave lhe foi dada por Yack Moon, que se recusou a lutar com o herói por considerá-lo fraco demais. Kenji, visando derrotar o inimigo a todo custo, utiliza a chave sem que Setoyama a exponha ao Canhão de Luz, causando uma pane na GekiRyuuKen e impossibilitando a si mesmo de se transformar. Posteriormente, consegue dominar o poder da chave e alcançar sua respectiva forma. Seu JuuOu é a Thunder Eagle (サンダーイーグル Sandā Īguru?), e seu golpe de misericórdia é o Corte Relâmpago (雷鳴斬り Raimei Giri?).
Após o episódio 29, quando a GekiRyuuKen absorve uma grande quantidade de energia, a espada se torna a Deus GekiRyuuKen (ゴッドゲキリュウケン Goddo Gekiryūken?), e todas as suas chaves evoluem. Consequentemente, seus poderes são aumentados e suas formas se tornam versões mais poderosas das originais:
Deus Ryukendo (ゴッドリュウケンドー Goddo Ryūkendō?, 29-): a versão definitiva do Ryukendo original. Torna-se o novo modo padrão do herói, em que seus poderes são enormemente ampliados. Seu JuuOu sofre uma transformação, tornando-se o Deus Leon (ゴッドレオン Goddo Reon?). Seu golpe final se torna o ultraforte Corte Madan do Rei Dragão (龍王魔弾斬り Ryūō Madan Giri?).
Burning Ryukendo (バーニングリュウケンドー Bāningu Ryūkendō?, 34): versão evoluída do Ryukendo Fogo. Nessa forma, seu Fire Kong se transforma no Burning Kong (バーニングコングBāningu Kongu?), podendo unir-se a seu mestre para disparar o ultrapoderoso Canhão Burning (バーニングキャノン Bāningu Kyanon?). Seu golpe finalizador também evolui para Corte Explosivo (爆炎斬り Bakuen Giri?).
Blizzard Ryukendo (ブリザードリュウケンドー Burizādo Ryūkendō?, 36): versão evoluída do Ryukendo Aqua. Seu Aqua Shark transforma-se no Blizzard Shark (ブリザードシャーク Burizādo Shāku?), e seu golpe de misericórdia é o Gelo Explosivo (爆氷斬り Bakuhyō Giri?).
Ryukendo Relâmpago (ライトニングリュウケンドー Raitoningu Ryūkendō?, 39): versão melhorada do Ryukendo Trovão. A Thunder Eagle também se transforma, tornando-se a Lightning Eagle (ライトニングイーグル Raitoningu Īguru?). Sua técnica final torna-se o eletrizante Relâmpago Explosivo (爆雷斬り Bakurai Giri?).
No episódio 45, quando Kenji entra no corpo de Rock Crimson, acaba encontrando uma chave dourada que o transforma "acidentalmente" na versão extrema do Deus Ryukendo: Ryukendo Supremo (アルティメットリュウケンドー Arutimetto Ryūkendō?), que destrói o vilão sem nenhuma dificuldade. Posteriormente, Kenji captura as outras chaves encontradas nos corpos de Lady Gold e Conde Bloody, unindo-as para formar a lendária Chave Máxima (アルティメットキー Arutimetto Kī?). Quando inserida na GekiRyuuKen, Kenji se transforma no poderoso guerreiro dourado e prateado, cujo poder é enormemente maior do que o de Deus Ryukendo. Nesta forma, Ryukendo pode combinar seus quatro JuuOu para gerar o quase invencível Dragão Trovão (ライジンリュウRaijin Ryū?), o JuuOu mais poderoso. Seu golpe final é o avassalador Corte Madan Supremo (究極魔弾斬り Kyūkyoku Madan Giri?).Ryugan'o


Juushirou Fudou/Atirador Madan Ryugan'o (不動銃四郎/魔弾銃士リュウガンオー Fudō Jūshirō/Madan Jūshi Ryūgan'ō?): membro veterano da S.H.O.T., aparece no primeiro episódio da série e já mostra sua força, derrotando um exército de Servos com relativa facilidade. Após a entrada de Kenji na organização, Fudou é apelidado de "dom" (Ossan, no original) pelo novato, apelido que ele não gosta nem um pouco. Apesar de muitas vezes entrar em atrito com seu novo companheiro (eis que detesta o apelido inventado por Kenji, ficando muito irritado sempre que o chamam por ele), Fudou acaba vendo em Kenji um grande amigo e parceiro. Sua arma e dispositivo de transformação é a GouRyuuGun, uma pistola com as mesmas propriedades e poderes da GekiRyuuKen de Kenji. Seu grito de transformação é GouRyuu Mudar! (剛龍変身! Gōryū Henshin!?). Seu JuuOu é o fiel Buster Wolf (バスターウルフ Basutā Urufu?). Seu golpe final é o poderoso Canhão Dragão (ドラゴンキャノン Doragon Kyanon?).
No episódio 23, a GouRyuuGun destruída em batalha contra o disco voador Bloody UFO. Porém, alguns episódios depois, a arma é reconstruída com uma nova forma e novos poderes. Agora, Fudou pode se transformar em Magna Ryugan'o (マグナリュウガンオー Maguna Ryūgan'ō?), uma versão dez mil vezes mais poderosa que sua forma original. Seu JuuOu também sofre umupgrade, tornando-se o selvagem Magna Wolf (マグナウルフ Maguna Urufu?). Seu golpe finalizador torna-se o ultrapoderoso Canhão Dragão Magna (マグナドラゴンキャノン Maguna Doragon Kyanon?).
No episódio 50, quando Kenji consegue se transformar em Ryukendo Supremo e dissipa a energia do Ponto de Poder sobre Akebono, Fudou é banhado pelas gotas douradas emitidas da GekiRyuuKen, o que lhe garante uma super-evolução: torna-se Ryugan'o Supremo (アルティメットリュウガンオー Arutimetto Ryūgan'ō?), versão muito mais poderosa do que o Magna Ryugan'o. Seu JuuOu nessa forma é o Wolf Supremo (アルティメットウルフ Arutimetto Urufu?) e seu golpe final é o Canhão Dragão Supremo (アルティメットドラゴンキャノン Arutimetto Doragon Kyanon?).
Ryuyin'o

Koichi Shiranami/Lutador Madan Ryuyin'o (白波鋼一/魔弾闘士リュウジンオー Shiranami Koichi/Madan Tōshi Ryūjin'ō?, 14-): não é membro da S.H.O.T., mas um misterioso andarilho armado com a poderosa ZanRyuuYin, um "machado-arco" com lâmina dupla. Ao mesmo tempo que é inimigo da S.H.O.T., luta contra os Jamanga, confrontando Lady Gold e os Guerreiros Madan em batalha. Seu objeito, ao que deixa claro, é tornar-se mais forte e obter novas Chaves Madan para lutar. Koichi viveu com seus pais na Inglaterra quando era criança, e foi salvo de uma explosão na área de testes da S.H.O.T. na Europa por Amachi. Porém, o garoto cresceu pensando que o chefe era o culpado pela morte de seus pais, mortos na explosão. Assim, ele adentrou o núcleo Madan Ryu e roubou os poderes de Ryuyino para vingá-los, jurando um dia destruir Amachi e a S.H.O.T. Devido a essa sede de vingança, Koichi tornou-se frio e sem amor, representando a figura do anti-herói da série. Porém, após descobrir a verdade e até mesmo conseguir falar com seus pais mortos (revividos devido a um feitiço de Lady Gold no episódio 19), passa a lutar pelo bem. Logo descobre que o responsável pela morte de seus pais era, na verdade, Conde Bloody, o que faz com que nutra um ódio mortal pelo demônio. Seu grito de transformação é ZanRyuu Mudar! (斬龍変身! Zanryū Henshin!?) e seu JuuOu é o Delta Shadow (デルタシャドウ Deruta Shadō?), que pode combinar-se à seu mestre e lhe dar a capacidade de voar e se transformar numa motocicleta. Seus golpes finais são, respectivamente, o Ataque do Caos (乱撃 RanGeki?) e a Flecha Letal (乱舞 RanBu?). Ainda, Ryuyin'o possui uma habilidade única: ao gritar "Ventania!"(烈風 Reppū?), ele pode se movimentar em velocidade supersônica, ganhando vantagem e eventual distância sobre seu oponente.
No episódio 50, quando Kenji banha Akebono com partículas do Ponto de Poder, Koichi, juntamente com Fudou, recebe a energia da GekiRyuuKen e evolui para Ryuyin'o Supremo (アルティメットリュウジンオー Arutimetto Ryūjin'ō?), versão mais poderosa de sua forma original. Seu JuuOu nessa forma é o Shadow Supremo (アルティメットシャドウ Arutimetto Shadō?) e seus golpes finalizadores são o Ataque do Caos Supremo (アルティメット乱撃 Arutimetto RanGeki?) e a Flecha Suprema (アルティメット乱舞 Arutimetto RanBu?).


Mestre Ryukendo
Mestre Ryukendo (マスターリュウケンドー Masutā Ryūkendō?, 47, 50) é um Guerreiro Madan ancestral que defendeu o planeta das investidas da Yamanga há milhares de anos. Juntamente com seus dois companheiros (ancestrais de Ryugan'o e Ryuyin'o), ele travou uma batalha derradeira contra o Fantasma Verde. Como o Mestre foi o único a alcançar a forma Suprema, os três guerreiros não conseguiram destruí-lo, mas a força dos três ataques finais combinados foi suficiente para drenar a energia do demônio e o reduzisse ao estado larval, retendo, no entanto, a Chave Suprema dos guerreiros. Prevendo que o rei iria acordar algum dia, os três fundiram seus poderes com os Dragões da Luz, transformando o Mestre na espada GekiRyuuKen e seus companheiros em GouRyuuGun e ZanRyuuYin, para que pudessem ajudar a próxima geração de guerreiros. É trazido à vida acidentalmente após Kenji brigar com GekiRyuuKen, sem qualquer memória de sua vida passada até o ataque da Yamanga. Sua armadura é semelhante à do Ryukendo atual, porém de bronze com detalhes em alto relevo e uma capa vermelha. Seu grito de transformação é Shadu Iraki Yuza! GekiRyuu Mudar! (シャデュイラキユザ! 撃龍変身! Shadu Iraki Yuza! Gekiryū Henshin!?). Ao se transformar, Mestre Ryukendo encoraja Kenji a lutar usando a concentração e a coragem, demonstrando a sua técnica mais poderosa, o Corte Madan Supremo (究極魔弾斬り Kyūkyoku Madan Giri?). Após a luta, retorna para o Núcleo Madan Ryu da GekiRyuuKen, que acorda sem se lembrar de nada. Porém, no episódio 50, GekiRyuuKen se recorda de suas memórias como Mestre Ryukendo e aparece novamente para Kenji, dizendo-lhe para usar a energia do Ponto de Poder para salvar Fudou e Shiranami.
Aliados
S.H.O.T.
S.H.O.T. (sigla de Shoot Hell Obduracy Troopers, algo como Soldados Blindados Atiradores do Inferno) é uma organização secreta criada para detêr as aparições misteriosas de monstros e batalhar os demônios que ameaçam a paz de Akebono. Como ninguém acredita que existam demônios, a S.H.O.T. age em segredo, muitas vezes às escondidas para que ninguém descubra suas atividades. Sua base se localiza abaixo da Central de Polícia de Akebono, acessada através de um elevador secreto do qual somente os membros tem credenciais para acessar. Há somente quatro membros na filial de Akebono, forante os Guerreiros Madan.

Yuuya Amachi (天地 裕也 Amachi Yūya?): comandante da S.H.O.T., se disfarça de faxineiro da estação de polícia para manter que nenhum civil desconfie da existência da organização. Koichi/Ryujino acreditava que Amachi matou seus pais no passado. Porém, o chefe o protegeu da explosão do armazém da S.H.O.T. na Europa.


Rin Sakyou (左京  Sakyō Rin?): operador da organização e secretária da central de polícia. Se dá relativamente bem com Kenji, apesar de algumas vezes entrar em atrito com ele. Em seu primeiro encontro, Kenji a chamou de "Lei Seca" (um trocadilho da dublagem brasileira). Tem uma leve queda pelo herói, incentivada por Umi a segui-la, porém não tem certeza se o que sente é por Ryukendo ou pelo próprio Kenji.


Kiichi Setoyama (瀬戸山 喜一 Setoyama Kiichi?): engenheiro da S.H.O.T., responsável por analisar as Chaves Madan no Canhão de Luz e enviá-las aos guerreiros, bem como desenvolver novos apetrechos para combater a Jamanga.




Professor Mikuriya (御厨博士 Mikuriya Hakase?): um professor que auxilia Kiichi em seu trabalho.

Civis
Kaori Nose (野瀬 かおり Nose Kaori?): uma florista que Kenji conheceu em seu primeiro dia em Akebono. Logo de cara, os dois parecem ter uma queda um pelo outro, já que Kenji sempre fica "bobo" ao vê-la, e quando a garota está em perigo, ele parte para salvá-la. No episódio 14, é enganada pela vilã Lady Gold, acreditando que Ryukendo atacou Ritsuko e Ichiko. Kaori foi escolhida como líder da equipe de vigilantes de Akebono após vencer o torneio de artes marciais da cidade. Demonstra uma queda por Shiranami ao longo da série.


Komachi Kurihara (栗原 小町 Kurihara Komachi?): uma mulher fantasma que "assombra" a Central de Polícia de Akebono. Apenas aqueles que possuem um grande senso de justiça e muita coragem, como Kenji e a própria GekiRyuuKen, podem enxergá-la. Na verdade, é o espírito da primeira detetive-chefe da polícia de Akebono, que viveu no século XIX e morreu no cumprimento do dever em outubro de 1908. Auxilia Kenji diversas vezes (como na batalha Kenji contra Jack Moon), concedendo-lhe grandes quantidades de energia para que ele possa enfrentar os inimigos, além de encorajar o chefe de polícia atual, Hanada. Volta à vida acidentalmente no episódio 19, graças a um feitiço de Lady Gold e Doutor Worm, e aprofunda sua relação com Kenji. Mesmo voltando ao mundo dos espíritos, ela continua a visitar a base da S.H.O.T. ocasionalmente. Posteriormente, é revelado que ela pode armazenar energia ao treinar para combater os monstros da Jamanga.


Ichiko Nakazaki (中崎 市子 Nakazaki Ichiko?) e Ritsuko Takakura (高倉 律子 Takakura Ritsuko?): duas garotas que agem como vigilantes de Akebono, utilizando seus próprios métodos para enfrentar os demônios. Muito desastradas, quase sempre tornam-se vítimas dos planos da Jamanga e necessitam ser salvas pelos Guerreiros Madan. Apesar disso, são as únicas guardas policiais que efetivamente lutam contra os demônios dispondo de um arsenal que vai de pistolas e rifles comuns a bazucas e canhões usados pela SWAT.


Umi Saionji (西園寺  Saionji Umi?, 10, 22-24, 40, 48-49, 52): a noiva e treinadora de Kenji. Ocasionalmente visita Akebono, encarregando Rin de cuidar de seu noivo. Em sua primeira aparição, ela reconhece Kenji como Ryukendo e lhe diz para continuar sempre lutando e protegendo as pessoas. Ao retornar, ela incentiva Rin a se aproximar de Kenji, tentando convencer a oficial da S.H.O.T. a aceitar seus sentimentos pelo jovem.


Inimigos

Exército de Demônios Yamanga
Exército de Demônios Yamanga (魔人軍団ジャマンガ Majin Gundan Jamanga?) são os principais inimigos da S.H.O.T. e dos Guerreiros Madan. Seu principal objetivo é juntar energia negativa (Minus Energy), gerada quando os humanos tem sentimentos ruins como o medo e o pavor, para reviver seu rei, Fantasma Verde. Há séculos atrás, os Guerreiros Madan ancestrais (Mestre Ryukendo e seus dois companheiros) lutaram contra o Grande Rei em uma árdua batalha. Mesmo não conseguindo derrotá-lo, já que somente o Mestre alcançou a forma Suprema, o ataque conjunto dos heróis tirou energia suficiente do demônio ao ponto de reduzi-lo a um estado larval, vivendo dentro de uma esfera oval esverdeada até o dia em que pudesse novamente despertar. Antes de "morrer", no entanto, Fantasma Verde obteve a Chave Máxima do Mestre Ryukendo, e dividindo-a em três partes, guardou-as nos corpos de Lady Gold, Rock Crimson e Conde Bloody, fazendo-os imortais. Nos tempos atuais, os vilões desejam ressuscitá-lo para que recebam proteção e ganhem posição dominante sobre o planeta Terra.


Grande Rei Demônio Fantasma Verde (大魔王グレンゴースト Daimaō GurenGōsuto?): o "rei dos demônios" da Yamanga, foi derrotado há milhares de anos pelo Mestre Ryukendo e devido à grande perda de energia, acabou aprisionado em uma espécie de ovo verde em forma de esfera que se mantém no céu negro do local onde o grupo Yamanga reside. Somente através de energia negativa, obtida com as emoções negativas dos humanos, ele pode ser revivido. Emerge do castelo da Yamanga perto do final da série para completar a última etapa de sua ressuscitação; no entanto, Kenji já havia recuperado as três Chaves Supremas e consegue transformar-se em Ryukendo Supremo, derrotando facilmente o Grande Rei ainda em estado larval. Porém, o rei sobrevive ao ataque final e usa o corpo de Worm para ganhar energia e finalizar sua evolução, assumindo assim uma forma híbrida entre Worm e um inseto. Após lançar terríveis magias sobre a Terra, é finalmente destruído de uma vez por todas pelo ataque da Fusão dos Nove Espíritos conjunta de Ryukendo, Ryugan'o e Ryuyin'o em Modos Supremos.


Inseto Venenoso Professor Doutor Worm (毒虫博士Dr.ウォーム Dokumushi Hakase Dokutā Wōmu?): criador de monstros da Yamanga, é um insectóide que cria demônios a partir do poder das Chaves Madan. Inicialmente serve como um líder da organização, mas com a entrada de Lady Gold e Conde Bloody, perde um pouco seu "prestígio". É eventualmente revelado que Worm sempre soube das Chaves Supremas escondidas nos corpos dos líderes da organização, mas escondeu os fatos para proteger sua posição superior dentro da Yamanga. Quando os três descobrem, Worm é desmascarado e humilhado por eles, e durante o funeral que organizou para Rock Crimson, considera até mesmo aliar-se aos humanos. Porém, sem saída, o Doutor "finge-se" de vilão maligno e trai os Guerreiros Madan e seus ex-aliados, decidindo agir por conta própria para ressuscitar Fantasma Verde. Insano, Worm dá seu corpo como fonte de poder ao Grande Rei, que absorve sua energia para completar a transformação.

Máscara do Eclipse Lunar Yack Moon (月蝕仮面ジャークムーン Gesshoku Kamen Jakku Mūn?, 1-12, 21, 35-48, 51): um espadachim que trabalha para a Yamanga. Extremamente poderoso e hábil em batalha, consegue derrubar Ryukendo e Ryugan'o com facilidade. Apesar de ser um vilão, Yack Moon tem um código de honra: nunca atacar ou derrotar um inimigo mais fraco que ele, uma vez que considera tal ato uma perda de energia e de tempo. Porém, ele possui uma espécie de "lado negro", denominado lado monstro, que é justamente seu oposto: sente prazer em machucar e judiar dos mais fracos. Esse seu lado despertou no episódio 12, quando manejou atacar Akebono de sua fortaleza voadora. Mesmo sendo derrotado por Ryukendo Trovão, Moon sobreviveu e ficou agonizando nas trevas até ser salvo por um misterioso robô. De volta, seu objetivo era uma batalha derradeira contra Ryukendo, o que ocorreu durante um eclipse lunar que lhe deu seus poderes antigos de volta. Mesmo mais forte, Yack Moon acabou derrotado pelo Ultra Corte Relâmpago de Ryukendo Trovão. Após certo tempo, Yack Moon "retorna" em uma nova forma: Mechanic Moon (メカニムーン Mekanimūn?), um ciborgue com adornos dourados e completamente sob o comando de Bloody, sem qualquer memória de sua vida como espadachim. Porém, após a vitória dos Guerreiros Madan sobre a Yamanga, Mechanic Moon volta a ser Yack Moon novamente, aparecendo na cidade e desejando um último duelo contra Ryukendo. Kenji vai ao seu encontro e ambos mostram seus poderes. Yack Moon está mais poderoso graças à lua negra da noite, e tem uma batalha dura contra Ryukendo terminando com os dois sem energia, porém no duelo final usando apenas as suas espadas, Yack Moon cai diante da técnica do Deus Dragão Narukami de Kenji, sendo derrotado pelo herói. Antes de morrer, mostra-se um adversário leal e honrado, reconhecendo Ryukendo como um oponente poderoso e aceitando a morte como seu destino.



Rainha Dourada Lady Gold (黄金女王レディゴールド Ōgonjoō Redi Gōrudo?, 14-48): é uma guerreira que recusa-se a lutar usando monstros; suas principais armas são sua capacidade de manipular os sentimentos humanos e de assumir a forma de uma mulher para enganar seus inimigos. Logo em sua primeira aparição, põe em prática um plano para que a cidade perca a confiança nos Guerreiros Madan e o sentimento de medo dos cidadãos gere energia negativa. Em batalha, se mostra muito mais forte e exímia lutadora que ambos, derrubando-os facilmente. Somente Ryujin'o, também em sua primeira aparição, conseguiu igualar-se a ela em termos de poder. Além disso, possui três "guarda-costas" Servas, notavelmente mais fortes que os soldados comuns: Ganymede (ガニメデ Ganimede?), Europa (ユウロパ Yūropa?) e Phobos (フォボス Fobosu?). Ao longo da série, desenvolve uma rivalidade com Fudou, testada muitas vezes no campo de batalha. Possui uma das partes da Chave Suprema dentro do corpo, retirada por Ryukendo Relâmpago. Em seguida, acabou destruída por Ryugan'o ao ter sua fonte de vida - seu brinco - destruída.


Gigante de Pedra Rock Crimson (岩石巨人ロッククリムゾン Ganseki Kyojin Rokku Kurimuzon?, 16, 22, 37-45): guerreiro amigo do Doutor Worm, é capaz de se transformar em uma enorme bola de pedra. Tem grande poder destrutivo em batalha, mas se enfurece quando alguém o insulta. Em sua primeira aparição, destruiu a Torre de Akebono e derrubou Ryukendo e Ryugan'o com grande violência, deixando ambos inabilitados para lutar. Porém, Kenji adquiriu a Espada de Dois Fios e conseguiu destruí-lo, reduzindo-o a pedaços mínimos de rocha. É revivido pelo Doutor Worm com a ajuda de Lady Gold posteriormente, mas cai diante do Ultra Corte de Fogo de Ryukendo Fogo. Algum tempo depois, devido a um pedaço seu ter ficado na Terra, Crimson conseguiu absorver energia do Ponto de Poder e se autorregenerar e se transformar em um anel amarelo. Ichiko achou esse anel e o monstro acabou se apaixonando pela garota. Em batalha, acaba derrotado pelo ataque final triplo dos Guerreiros Madan. É ressuscitado uma última vez, quase descobrindo a base da S.H.O.T., terminando por enfrentar os Guerreiros Madan novamente, somente para ser derrubado e involuntariamente dar a Kenji a Chave Suprema escondida em seu corpo, gerando Ryukendo Supremo, que o derrotou definitivamente, reduzindo-o a partículas de pó.


Sanguinador Conde Bloody (血煙伯爵ブラッディ Chikemuri Hakushaku Buraddi?, 21-48): demônio robótico que salvou Yack Moon após sua derrota, somente com o objetivo de usar os poderes do espadachim. Logo após a morte do mesmo, ele ataca Akebono usando um OVNI e misteriosos hologramas de uma garotinha chamada Angela. É revelado, no mesmo episódio, que ele foi o verdadeiro responsável pela morte dos pais de Shiranami na Europa há 10 anos, eis que ele tentou destruir o núcleo Madan Ryu europeu; para evitar que a explosão do local destruísse toda a Europa, os pais de Koichi dissiparam a energia. Porém, a explosão custou suas vidas. A partir daí, Koichi e o vilão tornam-se inimigos mortais. Tem sob seu comando robôs metálicos chamados Astroids (アストロイド Asutoroido?), usados para lutar contra os oponentes. Ainda, Bloody possui sob seu comando os Mecha Servos (メカ使い魔MekaTsukaima?), Servos com circuitos e partes mecânicas notavelmente mais resistentes e espertos que os convencionais. Responsável por usar o corpo de Yack Moon para revivê-lo na forma de Mechanic Moon. Possui uma das partes da Chave Suprema dentro do corpo, retirada por Ryukendo Relâmpago. Em seguida, acabou destruído pelo Ataque do Caos de Ryuyin'o, que finalmente concretizou sua vingança contra o ciborgue.



Servos (遣い魔 Tsukaima?): soldados de cor roxa usados pela Yamanga. Possuem pouca força, sendo facilmente derrubados pelos Guerreiros Madan. Porém, alguns deles são mais fortes, distinguindo-se por algum detalhe que os diferencia dos demais (como as que protegem Lady Gold e os Servos mecânicos de Bloody).










2 comentários: